domingo, 7 de novembro de 2010

Batik

Amostra (1984). Aplicação da cera com Batikkännchen
O Batik é uma técnica que aprendi no início da década de 80. É uma técnica de tingimentos em tecidos - para chegar à arte final são necessários sucessivos desenhos em cera e tingimentos. A cera pode ser aplicada com pincel,mas para trabalhos mais delicados e com detalhes utiliza-se o Batikkännchen, que tem a ponta de cobre e mantém a cera aquecida.

Batikkännchen
É uma arte milenar, originária da Indonésia. Fiz roupas costuradas por minha mãe, almofadas, panôs, cortinas, abajures, dentre outros.  


Também é possível fazer o desenho, na forma de contornos e,antesdo tingimento final, pintar os espaços isolados com várias cores - uma vez que no tingimento sucessivo não é possível usar muitas cores. O detalhe da blusa, abaixo, é um exemplo.
Detalhe de blusa (1985)
Em 1988 recebi a encomenda de fazer batas e vestidos de batik (costurados por minha mãe) para um conjunto instrumental, que utilizou a roupa numa turnê na Alemanha. Cada vestimenta era diferente na cor e nos detalhes, que eram colocados na barra e nas mangas. Abaixo o detalhe da barra de uma das vestimentas.
Uma outra experiência muito legal com batik foi a criação de um cartão de Natal e um cartão de Páscoa, que foram produzidos e comercializados ela gráfica do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), no início da década de 90.
Cartão de Natal 
Cartão de Páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz com seu comentário - ele nos inspira!

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...