quinta-feira, 21 de abril de 2016

Empreender com brinquedos artesanais

Faz alguns dias a Aline Camila lançou o blog Ateliê Escola - uma proposta bacana, cheia de novidades para artesãos e empreendedores. Assim como o nosso E.Arte, o blog da Aline é mais um espaço para aprender continuamente.

E para a inauguração, convidou-me para escrever um artigo sobre brinquedos - e agora o trago para leitor@s do meu blog também.

Empreender com brinquedos artesanais: um convite para você!

Não é novidade para quem me acompanha aqui que no final de 2014, por vários motivos, resolvi começar a estruturar o negócio artesanal, como um projeto paralelo à minha vida profissional. Para isto, fiz opção por um foco: o brinquedo artesanal. Continuo gostando de fazer mais um monte de técnicas, mas foco é algo essencial quando vira negócio!

Em síntese, os motivos que me levaram a escolher esse foco foram:
·         eu tenho sobrinhos pequenos para os quais queria fazer, eu mesma, brinquedos diferentes;
·         eu estava há dois anos me encontrando com um grupo de bonequeiras e tomei gosto pela ideia;
·         uma amiga abriu uma loja física de artigos para bebês e me desafiou a pensar em brinquedos que tivessem relação com a proposta dela;
·         uma de minhas irmãs representa a Feira de Brinquedos da Alemanha, a Spielwarenmesse;
·         e minha outra irmã, junto comigo, sonhava em trabalhar com estamparia x tecido de algodão.

Juntando tudo isso, nasceu a marca de brinquedos LudYx, no atelier CRiações em família & cia. Também o brinquedo artesanal poderia ser de vários tipos e técnicas – decidi trabalhar com tecido. Além disso, queria desenvolver brinquedos próprios e que tenham uma pegada de brinquedo interativo e que desenvolvam a criatividade. E foi assim que comecei com os protótipos.


Desde o início aprendi muito a respeito de brinquedos artesanais.
Há questões que eu nem imaginava – e tantas outras que, certamente, ainda aprenderei!
E você? Tem motivos para gostar de brinquedos artesanais? Já pensou que esta pode ser uma opção?

Oportunidade: brinquedo artesanal tem mercado!

Quando escolhi fazer brinquedos eu tinha a sensação de que havia espaço para o brinquedo artesanal. E fui confirmando isso ao longo do tempo: é uma tendência!
Em janeiro desse ano pude visitar a Feira de Brinquedos de Nürnberg, na Alemanha. E lá eu confirmei essa hipótese. Havia lá um pavilhão de expositores novos e os desafios para a área do brinquedo em geral, e eu vi que isso tem relação com o brinquedo artesanal. Vi muitos brinquedos feitos de tecido, de crochê e de tricô.
No Brasil, vejo que há um bom grupo de artesãos que confeccionam brinquedos artesanais com tecido, principalmente fazendo bonecas e bichos de pano – mas há muito mais que pode ser feito.
Então... se o brinquedo é diferente, bem feito e se atende às normas de segurança, há muita oportunidade para empreender nessa área!
E quando a gente pensa em brinquedo artesanal, não significa ficar fora de outras formas de brincar – mas também de aproveitar essas formas para chamar e mobilizar para o artesanal. E com isso tive a ideia de ter um jogo digital, na forma de aplicativo, inspirado em nossos brinquedos. Convidei gente pra fazer isso e nasceu o Cubo LudYx. Saiba mais aqui: http://ludyx.com.br/app-cubo-ludyx/ 

Dicas sobre a confecção de um brinquedo: como fazer, custos, preço de venda

Recentemente comecei a elaborar apostilas sobre brinquedos e como fazer brinquedos. Minha ideia é que a gente possa espalhar essa ideia do brinquedo artesanal e, principalmente, agregar valor ao brinquedo artesanal.
Então, pensando na Páscoa, produzi e distribuí gratuitamente uma apostila de como fazer o coelho com estampas LudYx, da linha criar e pintar [veja aqui: http://bit.ly/apostila-coelho-estampa]. Houve artesãs que “se ligaram”, compraram nossas estampas e conseguiram ter um ganho bem legal nessa Páscoa.

Veja o exemplo da confecção de 1 coelho:
·         Custo do material [incluindo o correio para comprar a estampa]: R$ 5,52 por coelho
·         Preço sugestão de venda: entre  R$ 17,00 e 23,00

Gostou? Então veja como começar!

Se você achou interessante, fique atenta – você poderá fazer outros brinquedos com materiais e kits de outros brinquedos que lançaremos em breve!
Comece se inscrevendo em nossa lista e receba gratuitamente o guia “Brinquedo artesanal é coisa séria” - e fique por dentro de todas as novidades! Aqui: http://bit.ly/1RF6XCW


As estampas das matrioskas também estão disponíveis em nossa loja - confira, se anime e faça as suas!!!

Um comentário:

  1. Eu acho esses brinquedos tão Legais Marion, desenvolve muito a criança.
    E outra, lidar com algo que gostamos de fazer é tão mais legal né.
    Sucesso viu.

    ResponderExcluir

Ficarei feliz com seu comentário - ele nos inspira!

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...