sábado, 12 de outubro de 2013

Primeiro dia de aula...de muitos!

Eu já ia na pré-escola, mas entrar na escola, no primeiro ano, foi uma experiência marcante, da qual lembro até hoje -  da "Dona" Sueli, do processo de aprender a ler e escrever, do dever de casa acompanhado de perto em casa... Na imagem, o registro do primeiro dia de aula (Liliana espiando lá no fundo!).
Neste dia eu nem imaginava que tantos dias viriam pela frente - no ensino básico, na faculdade, no mestrado, no doutorado. E não há dúvidas de que esse começo, na escola e em casa, foi fundamental para a trajetória acadêmica, para aprender a estudar e para entender que tudo exige dedicação e foco. Sou muito grata às oportunidades que tive.
Mas nem só letras e números foram aprendidos com a Dona Sueli. Vejam eu aí, num outro dever de casa: bordado! (já comentei desse aprendizado na escola aqui)
E quem diria, que anos depois, eu estaria fotografando minha filha, também em seu primeiro dia de primeiro ano! Na mão a "Schultüte" - tradição alemã no primeiro dia de aula: um cone com guloseimas, materiais para a aula, dentre outros. Esta eu fiz com cartolina e papel de seda.
Desde o primeiro dia, organizar a escrivaninha, o canto de estudo, os materiais.
Acompanhá-la em seu processo de alfabetização foi aprendizado e entendimento de que os tempos eram outros...novas formas de aprender e de ensinar estavam aí. Tanto a Kerstin, quanto eu, temos lembranças e muita gratidão à Marisa.
Não sei onde ficou a foto da Kerstin com a Marisa... mas fica aqui uma foto feita na sala de aula.
Um beijo pras ti, Marisa! Seja feliz, sempre!
Também sou muito grata por poder oportunizar a ela tudo isso! E essas mãozinhas, hoje, estão assim... e elas estão seguindo a vida acadêmica, mostram-se felizes no início da faculdade e já as percebo prospectando, com o envolvimento em Iniciação Científica, o mestrado, o doutorado...
(Sei que é da Sephora, mas não enxergo o nome da cor...e Kerstin saiu - ainda bem que já estou com receita pra trocar o óculos!!!)

Obrigada queridas professoras Sueli, Marisa e todos os mestres que nos acompanharam!
E para minha criança crescida, neste dia da criança, um beijo especial!!! Te amo! Que mantenhas, sempre, a curiosidade, a vontade de conhecer e aprender, em qualquer lugar...

Fernanda Reali

24 comentários:

  1. marion,,,,vc nao mudou nada! ta igualzinha! e sua filha é linda, alguem ja te falou?? rsrs bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Marion! Esse azul lindíssimo combinou muito bem com a sua postagem. Você buscou o melhor ângulo da educação e as fotos estão lindas. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ai Marion,adorei a tradição de presentear os filhos no primeiro dia de aula. Teu post me fez relembrar minha vidinha no Jardim Cinderela ( meu jardim de infância) o processo de aprendizagem dos meu filhos.
    Ainda guardo com carinho todos os meus boletins, inclusive do jardim, e também dos meus filhos. Em tempo, o amor e a educação é a melhor herança! Bjim!

    ResponderExcluir
  4. Oh Marion que fotos liiindas, lembri da minha bolsa escolar igual à essa, plastificada na frente. Parabéns também pra vc dia 15 próximo, apesar q nas universidades federais a gente comemora só no dia do func. público né? Bjus

    ResponderExcluir
  5. Por enquanto, foquei no mestrado e no doutorado, mas agora desejo ardentemente ter um filho, pois sei que virá para me completar...
    Lindas as unhas de seu bebê que cresceu...

    ResponderExcluir
  6. Lindas lembranças de escola. Também adorei a foto que você postou no Face, muito estilosa, cheia de charme! É muito bom acompanhar o crescimento e interesses dos filhos. Parabéns pela filhota. Beijo, Eunice Maria.
    efacilserfelizartesanais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. tua filha é muito parecida contigo, legal vc tem fotos de infancia no colegio , eu não tenho nenhuma. Lindo esmalte!!

    ResponderExcluir
  8. Ja,so vergeht die Zeit, liebe Marion! Wunderschöne Bilder!
    Ich wünsch Dir einen schönen und gemütlichen Sonntag!
    ♥ Allerliebste Grüße, Claudia ♥

    ResponderExcluir
  9. Que linda homenagem a sua filha que vc tão bem a educou, com ajuda de mestres competentes! Parabéns!
    E vc não mudou nada hein? rsrsrsr
    Lindo esmalte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Lido texto e lindo esmalte. Já pinterestei! Obrigada pelas palavras. Falar assim sobre educação foi brilhante! eu tb tive aulas de bordado e artesanato no extinto colégio santa clara. Bjs

    ResponderExcluir
  11. eu simplesmente amei tuas fotos antigas, aquela tua bordando é pra morrer.

    ResponderExcluir
  12. OI Marion, muito lindo ver você e sua filhota no primeiro dia de aula de cada uma. Esse momento tão importante, único e especial que nos leva em frente.
    Adorei a aula de bordado. O esmalte azul está lindíssimo e as fotos belíssimas. Tudo de bom nesse post.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  13. Marion reconheci vc pela foto do seu blog os famosos girassóis!

    Que linda foto sua e da sua filha! Vc não mudou nada rss. Adorei as fotos e os post! Muito bacana!

    O esmalte é um luxooooooooo amei a cor!


    Bjooo

    Ju Ramalho

    www.inquietacoes.com.br

    ResponderExcluir
  14. Hola Marion lindos recuerdos de la época de la infancia, mis niños están en esa linda etapa,
    Que tenga una óptima semana
    Besos

    ResponderExcluir
  15. Que gracinha seu post, adorei suas fotos de menininha... uau esse esmalte tá lindão. bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu já penso no primeiro dia de aula do meu filho, nas fotos, no aprendizado, na minha participação em cada processo.
    Sua filha é linda!!
    Adorei o esmalte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Hola querida Marion,

    Estoy en el trabajo ahora mismo pero he visto en mi bandeja de correo este post con esas fotos tan bonitas y entrañables y no he podido evitar venir a dejarte un saludito.
    Me ha dado mucha alegría ver una foto actual de nuestra Kerstin, está preciosa!! y me han encantado TODAS vuestras fotos, las dos estáis absolutamente adorables, cuando esté en casa guardaré algunas en la carpeta (“Marion y Kerstin”) que tengo en mi pc con mis fotos favoritas de vosotras dos. Querida, te escribo un e-mail pronto, vale? Muuuuuchos besos para las ♥2♥

    ResponderExcluir
  18. Que linda homenagem Marion!
    Lindas suas fotos!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Que post lindo! Suas imagens e de sua filha indo para escola em tempos diferentes sao muito bacanas. Bjo

    ResponderExcluir
  20. Muito legal as fotos suas e de sua filhota, parabéns!!!
    Beijo beijo
    Drika

    ResponderExcluir
  21. Ahh que lindo Marion, vc ter uma foto do seu primeiro dia de aula.
    Adorei. Eu não tenho, rsss
    Beijos e boa tarde

    ResponderExcluir
  22. Ai que linda sua postagem..... vendo como o tempo passa... como passou pra voce e como esta passando pra sua cria linda.
    Parabens pela historia de vida.
    Um beijão,

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Marion,
    Que postagem linda e emocionante!
    Adorei ver as tuas fotos e as da Kerstin. Mas das tuas eu fiquei observando os detalhes em volta de ti. Na primeira, no chão, um patchwork. E na segunda, o elemento vazado atrás de ti (lindo) e a teu lado parece uma maleta das que eu usava qd eu estava na 1ª série.
    Lembrei do teu post sobre o 1º dia da Kerstin na faculdade e imaginei o meu Miguel, q este mês fará 2 anos, e em novembro qd eu o for levar para o infantário. Acho q meu coração vai ficar "aquecido" de emoção e alegria, como o teu tb deve ter ficado naquele dia!
    Bjks.

    ResponderExcluir

Ficarei feliz com seu comentário - ele nos inspira!

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...