terça-feira, 26 de junho de 2012

Ambientes protetores

Dia desses integrei uma comissão que organizou uma exposição no Museu de Ciências e Tecnologia. Um dos espaços tinha como tema ambientes protetores. Fiz este rabisco que serviu de base para o super-trabalho feito pela equipe do Museu, em tamanho real de uma casa. A ideia principal desse setor da exposição é alertar sobre a importância de garantir proteção para todos em casa, especialmente crianças e idosos. Muito do que colocamos neste ambiente aprendi e utilizamos da Freelife, especializada em adaptações de ambientes para idosos e pessoas com deficiência.
Ambientes seguros e protetores são coisa séria. 
O Programa Casa Segura tem esta preocupação e apresenta diversas dicas e orientações sobre o assunto em seu site.
Vídeos simples, curtos e práticos indicam para regras básicas de segurança, como este aqui.
Não deixem de conferir! Tanto para a casa como para a segurança da turma que, como eu, gosta de bricolagem, é fundamental!

Textos dos balões do rabisco:
1 – Luminárias fixadas às paredes são mais seguras do que luminárias de chão ou sobre mesas. 2 – Poltrona ideal para idosos: altura de 45-50cm do piso, com braços bilaterais e assento firme. 3 – Janelas ideais para idosos: são as que têm a maçaneta a 110cm do piso e são de correr. 4 – Corrimão: são fundamentais em áreas de circulação interna e externa. Oferecem proteção aos idosos. Devem ser fixadas a 90cm do piso. 5 – Janelas com telas ou grades: protegem as crianças. 7 – Panelas com cabo sobre o fogão podem causar riscos às crianças, que as puxam. 8 – Brinquedos das crianças devem ficar organizados e guardados, evitando tropeços dos idosos. Brinquedos com peças pequenas não devem estar disponíveis para as crianças menores de 6 anos. 9 – Estantes presas à parede evitam acidentes com as crianças e idosos que se apóiam nelas. 10 – Fitas antiderrapantes (lixas) nos degraus da escada oferecem grande proteção a todos, especialmente aos idosos. Se possível, o primeiro e último o degrau, devem ter uma pintura amarela sob a lixa transparente.  11 – A cor do piso anterior à escada deve ser diferente dos degraus. Isso permite melhor visualização do início e fim da escada! A iluminação deve ser plena. Se possível, manter sensor de movimento em escadas e corredores de acesso. 12 – A organização em estantes e armários, deixando ao alcance de todos o que utilizam no dia-a-dia e afastando produtos de risco das crianças, é fundamental! 13 – Tomadas devem ser protegidas. 14 – Livros, jogos, palavras cruzadas, trabalhos manuais, acesso a internet, de acordo com os interesses, são importantes para a ocupação e integração do idoso ao cotidiano. 15 – Corrimão, dos dois lados da escada, é imprescindível para evitar quedas. 16 – Portões na subida e descida da escada evitam que crianças pequenas tentem subi-las sozinhas.

6 comentários:

  1. Oi Marion! Eu sempre digo que aqui em casa eu sou da Cipa, sempre arrumo a casa de movo a prevenir acidentes. Adorei as dicas. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Quantas coisas a serem observadas.Interessante!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Um tema muito importante a ser divulgado Marion!
    Acho que falamos pouco sobre esse assunto.
    Muitos acidentes podem ser evitados se forem tomadas medidas muito simples no dia a dia.
    O lugar escolhido para abordar o tema é perfeito!
    Meu filho mais velho tinha verdadeira paixão por esse museu quando moravamos aí!
    Grande beijo minha amiga, linda noite e abençoada quinta-feira!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marion, tem selinho pra você no meu blog, passa lá e pega.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  5. Marion, esse post é de utilidade pública!!!Detalhes que não percebemos que podem fazer grande diferença para garantir segurança e bem estar aos idosos que fazem parte das nossas vidas. Muito legal teres abordado esse tema aqui! Beijos, Sandra

    ResponderExcluir

Ficarei feliz com seu comentário - ele nos inspira!

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...