quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Como ter seu artesanato na vitrine de outros lojistas


Eu não pensava na possibilidade de alguém revender os nossos produtos artesanais. Sempre imaginei, apenas, ficar naquela relação direta com quem compra nosso artesanato. Mas quando a oportunidade apareceu, logo vi que teria que mudar a estratégia,  pensar em vários aspectos que não havia planejado - e isto me ocupou um bocado e também tive que aprender com erros...
Você poderia dizer: por que não procurou uma consultoria? Sim, isto é uma boa ideia. Mas no começo, achei que não seria algo que realmente se tornaria o formato mais comum nos produtos CRiações.


E você, já pensou em ter seu artesanato sendo revendido por outros?

Poder fazer o seu artesanato e ter alguém outro que o revenda, pode ser uma boa opção para ampliar suas vendas. Tem hora que é difícil a gente cuidar de tudo: criar, produzir, achar clientes, divulgar, vender...
Nem sempre o artesão ou o criativo quer ou pode buscar uma consultoria. E quando a gente é artesão, está acostumado a fazer as coisas sozinho, não é? E às vezes nem temos a intenção de grandes negócios, mas ter algum produto nosso na vitrine de outro, pode ser uma boa forma de colocar as nossas peças no mundo.

Então, algumas dicas, pra você se preparar

* considere a possibilidade de ter alguém que queira revender seu produto;
* considere a possibilidade e ofereça seus produtos a loja(s) que tenham relação com o que você faz - tem muito lojista [online e de loja física] à procura de novidades, trabalhos diferentes e interessantes;
* formalize-se: pode ser como microempreendedor individual, pois a loja poderá precisar de nota fiscal da sua venda;
* se você não é formalizado, não desanime - há pequenos negócios que não exigem a nota fiscal - ainda assim, pense na formalização, o quanto antes, para não perder oportunidades!
* analise seus processos de confecção e produção e veja se você tem a condições de atender e fornecer regularmente o seu produto;
* revise sua composição de preços - você precisa garantir o seu custo, o seu lucro e, ainda assim, tornar viável a revenda.

Nossa experiência

Nós temos a nossa loja virtual para venda direta ao consumidor - e é muito bom! Mas hoje temos nossos produtos sendo revendidos por vários lojistas (pequenos e médios, lojas online e físicas) e nosso contexto já é outro e estamos buscando qualificação. Essas são algumas das lojas que têm ou tiveram produtos nossos [clique na imagens e conheça]. Têm outras... e várias em negociação :) Logo, logo contaremos aqui.

       

Mas - e qual deve ser o preço do produto para revender?

Esse aspecto é algo importante. Vários cursos na internet ensinam como fazer o preço do seu produto - e você certamente já aprendeu com eles. Mas para revender, é preciso repensar. Conversando com um grupo de artesãs e criativas, comentei dessa experiência e elas me pediram a planilha de custos que uso para compor o meu preço e o preço para quem vai revender meu produto. E foi aí que resolvi colocá-la à disposição, com o intuito de ajudar outros, que possam utilizá-la e se desenvolver.

Faça o teste: o seu preço está bom para revenda?

Mas antes de mais nada, faça um rápido teste: considerando o preço final de seu produto hoje, quanto você receberia por ele para que um pequeno lojista o revendesse pelo mesmo preço?

Clique aqui e faça o teste.

Agora, com base no resultado, pense mais um pouco: Você estaria satisfeito em receber esse valor pela sua peça / produto?

Se sim
- está ok, você pode oferecer e iniciar uma negociação com um lojista. Mas lembre: dependendo do tipo de loja e de negócio, talvez você tenha que reduzir ainda mais.

Se não
- avalie se seu produto comporta a ideia de estar na vitrine de um lojista ou de ser revendido por alguém. Mas essa parece ser uma boa ideia para agregar valor e difundir seu artesanato, não é?
- neste caso, talvez você tenha que rever seu cálculo de composição de preço, para garantir seu lucro e a possibilidade de ampliar a venda dele, por meio da revenda.

4 comentários:

  1. Boa Noite Marion...estou interessada em toda informação... quero participar do grupo do face... fui até lá... mas não tem como pedir para entrar... marido e eu estamos produzindo algumas coisas... volto mais tarde para saber mais... agradeço... fica com Deus! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Marion, que ótimo conteúdo!
    Me formalizei como Mei justamente por cta de revenda. E tive muita dificuldade em formar o preço por atacado. Ainda recebo propostas e acabo por não aceitar algumas vezes por cta de preço, quantidade, prazo e regularidade. Onde eu moro não encontro fornecedores com matéria-prima com preços atraentes ou que concedam descontos, mesmo sendo MEI, aqui encontro algumas dificuldades. Fui ao Sebrae e foi até falado sobre a criação de uma Cooperativa para apoiar os pequenos...mas só ficou no papel.
    Mas independente disso, sei que preciso pesquisar mais e planejar melhor para ampliar meus negócios.
    Vou dar uma olhada no grupo com certeza :)
    Fiz o teste e deu certinho.... Baixei uma planilha na Conartes e tenho uma outra da revista Artesanato que na época assinei uma lista para ter acesso. Mas fiquei curiosa em conhecer a sua. Estou envolvida com encomendas nesta semana e na outra, mas vou me planejar aqui para adquirir a que vc. sugeriu.

    Obrigada por compartilhar sua experiência conosco
    bjs ótima noite

    ResponderExcluir

Ficarei feliz com seu comentário - ele nos inspira!

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...