sábado, 30 de outubro de 2010

A família ensinando a CRiar

Gostar de Basteln* é algo que não é recente. Desenvolveu-se ao longo de minha vida e foi influenciado e motivado, principalmente, pela família.
Tanto do lado paterno como materno, vários familiares tinham habilidades manuais ou artísticas. Ver seus trabalhos, seu gosto por "fazer mesmo", certamente foram aspectos que me encantaram sempre.
Handarbeit** em família: Vozinha fazendo crochê, Opa e minha irmã me ajudando a fazer um panô de ponto esmirna, cuja ideia de formas e cores foi da minha mãe! (1975)
Definitivo para desenvolver a habilidade, no entanto, foi a motivação da família por meio da aquisição de materiais e da valorização do resultado. São meus pais os grande motivadores das CRiações em família, lá em casa! As habilidades de ambos são muitas, mas destaco algumas delas.
Em casa, eu via o tricô e a costura que minha mãe fazia. Todas as nossas roupas e os blusões eram feitos por ela - e continuamos, nós e nossos filhos, ganhando muitas peças tricotadas e costuradas por ela. Também as cortinas, as roupas de cama... Utiliza ainda o crochê e o bordado, principalmente para complementar suas CRiações em costura e crochê. Ao lado desses trabalhos, que nunca deixou de desenvolver, hoje tem o gosto pelas velas e as cria para presentear e vender - ver aqui.
Meu pai nas horas de folga, gosta de marcenaria - e fez muitos dos móveis em todas as casas em que eles moraram e nas casas de veraneio - também para nossas casas faz peças específicas. Mas só na família. Sempre encontra a parceria de um marceneiro de profissão e, quando não faz os móveis, participa de perto na atividade dos marceneiros ou busca a sua ajuda em detalhes e inovações. Após a aposentadoria desenvolveu e aceita encomendas na área de digitalização - ver aqui.

Do lado materno, meu avô, o Vozinho, foi sapateiro e lembro bem de estar na sapataria e vê-lo, artesanalmente, "fabricar" os calçados de couro; a Vozinha, fazia crochê e fazia flores para fazer buquês e também para coroas.
Do lado paterno, lembro que o Opa, já aposentado, dentre outros, bordava; a Oma também bordava e fazia crochê, aquele com agulha e linha bem fina!
Aos 8 anos ganhei uma máquina de costura - era brinquedo, mas funcionava para fazer as roupas das bonecas! (1972)
* Basteln = fazer trabalhos manuais, artesanato
** Handarbeit = trabalho manual

Um comentário:

  1. Minha amiga, tua família é um exemplo a ser seguido. É claro, que todos aí tem muito talento, mas exercitando nossas aptidões podemos nos aperfeiçoar. É o que pretendo, para mim ainda, e para minha filha, que gosta e tem muito jeito com trabalhos manuais.Parabéns, bjs

    ResponderExcluir

Ficarei feliz com seu comentário - ele nos inspira!

Veja também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...